Análise: Advent of the Truth - EP (2004/2012)


Originalmente lançado sob o nome de FERMATHA em 2004, o EP "Advent of the Truth" foi remasterizado e relançado em 2012 depois da mudança do nome-  ou a volta dele - , quando se tornou um projeto. Na época em que foi gravado, ainda era uma banda, e contou comigo na guitarra (faixa 4) e voz, Tiago Della Vega na guitarra, Maurício Pezzi no teclado, Josué Baciqueti no baixo e Tiarli Chedid na bateria. 

Farei uma resenha diferente, um faixa-a-faixa, explicando a temática de cada música, ou se preferir, ""Advent of the Truth" por mim mesmo".

Já quero começar esclarecendo que o projeto THE TRUE MEANING OF LIFE não é gospel ou white metal, como algumas pessoas já me questionaram, apesar de ter profundo respeito pelos estilos e crenças, porém, como sou espírita, a temática das letras é inspiradas nesta doutrina e no espiritualismo como um todo. Mesmo quando foi criada a banda em 1998, foi exatamente com esta finalidade: falar da filosofia espírita.

Vamos as músicas do EP:

01 - "Intro (Prophet´s Words)" (Palavras do Profeta)

Uma breve introdução a música "Advent of the Truth", onde ouve-se a voz de um espírito, em que ele faz um breve resumo do assunto abordado na música seguinte. Foi criada durante as gravações.
02 - "Advent of the Truth" (Advento da Verdade)

Contexto - Na doutrina espírita, acredita-se na hierarquia dos mundos, nas diferentes classes de planetas e nas transições desta constante evolução. Segundo os próprios espíritos nas obras de Allan Kardec, o planeta Terra está passando por uma destas transições no momento, onde deixará de ser um planeta de "Provas e Expiações" e passará para a classe de "Regeneração". Na letra fala-se sobre o ser humano se espiritualizar e o próprio Mundo Espiritual tornar-se mais ativo e presente entre os encarnados. A separação do "joio do trigo" e a doutrina dos espíritos cada vez mais forte e presente e, como o próprio nome do projeto já diz, a verdadeira realidade, ou o Verdadeiro Sentido da Vida,  revelado a todos.

Música -  Ela foi criada no ano de 2000, traz um andamento em tercina, inspirada no metal tradicional oitentista, mas com flertes ao rock progressivo em algumas passagens. Além das linhas e fraseados de teclados, que deixam o som mais "viajante" e prog. 
03 - "Reincarnate" (Reencarnado)

Contexto - Uma das maiores, ou talvez a maior diretriz do Espiritismo é a reencarnação. A letra desta música é um resumo de toda essa filosofia da pluralidade das existências, que é a única maneira de explicar os acontecimentos da vida. É como se o "personagem" fizesse uma descoberta dos mistérios da vida através de Deja-Vu´s. "Já estive aqui antes... Já vivi aqui antes..."

Música - Foi a segunda composição feita pela banda, em 1999. É também um som inspirado no metal tradicional ao estilo atual do Iron Maiden, na verdade, se o True fosse famoso, diria que o projeto e o Iron andaram juntos por este estilo. A versão original tem uma introdução mais longa, que foi cortada na versão remasterizada abaixo.

Ouça: https://soundcloud.com/thetruesongs/03-reincarnate

04 - "Heavenly" (Celestial ou Divino)

Contexto - É uma música instrumental, mas mesmo assim existe um contexto por traz deste som, pois trata-se do nome de uma cidade espiritual fictícia. Dentro da realidade espírita, e também da literatura, existem muitos relatos de cidades ou colônias espirituais que pairam no invisível sobre nossas cabeças, e é o destino dos espíritos na erraticidade após um período, mais ou menos longo, de perturbação, segundo o grau de evolução do ser. A mais famosa delas, Nosso Lar, foi revelada pelo espírito André Luiz através do médium Chico Xavier no livro de mesmo nome e que recentemente virou filme.

Música - Inicialmente, o tema principal dela era usado como introdução de shows e era mais lenta, depois ganhou um arranjo um pouco mais longo e rápido. A composição é claramente inspirada na música clássica, principalmente no barroco, onde tenho como compositor favorito, Vivaldi. Ela tem 2 temas individuais, executadas com guitarras e que se encontram e se completam, além de um arranjo orquestrado. Nesta música eu gravei a guitarra da esquerda, enquanto que o Tiago gravou a da direita no estéreo. Serve também como tema para a cidade de "Heavenly".

Obs: No novo single "Night Visions", há uma versão mais longa de piano como bônus.

Ouça: https://soundcloud.com/thetruesongs/04-heavenly

05 - "Joanna D´arc" (Joana D´arc ou Joan of Arc)

Contexto - Na literatura espírita, Joana D´arc foi uma das grandes missionárias e médiuns da história. Através de conselhos de entidades espirituais, que ela chamava de anjos e até mesmo de Deus, e principalmente, com a força de sua fé,  ela conseguiu vencer batalhas contra exércitos inteiros. A letra conta a história de Joana mais no sentido espiritual do que histórico. Como ela foi conduzida pelo Plano Maior e a traição dos homens. E mesmo na fogueira, não desistiu de sua fé e teve a merecida iluminação.

Música - Composta em 2000, o tema inicial de teclado foi criado pelo baixista da época, Carlos Sagaz, e era feito com uma das guitarras, depois ganhou o arranjo de teclados e orquestrações. Ela foi composta na tentativa de fazer um som épico e em alguns momentos flertou com o metal melódico, principalmente pelo estilo de Tiago Della Vega nas gravações.
Nesta música temos a participação especial da grande cantora Juliana Berzaghi, que na época estava começando, e já cantava pra caramba, interpretando a própria Joana D´arc em uma passagem da música. Ela é a mais longa do EP e tem muitas variações de ritmos e andamentos, tudo de forma a dar clima ao momento da letra.

Ouça: https://soundcloud.com/thetruesongs/05-joanna-d-arc

========================
THE TRUE MEANING OF LIFE - Advent of the Truth" EP (2004/Re-2012)
(Independente)
Tracklist
01 - Intro (Prophet´s Words)
02 - Advent of the Truth
03 - Reincarnate
04 - Heavenly
05 - Joanna D´arc

Lineup
Marco Paim - g/v
Tiago Della Vega - g
Maurício Pezzi - k
Josué Baciqueti - b
Tiarli Chedid - d

Artwork
Marco Paim

==========================
Na versão de 2004, o EP ainda continha a música "Lady of the Shadows" de Tiago Della Vega, e com minha parceria na letra, mas resolvi deixa-la de fora na nova versão por estar fora do contexto do projeto atual. E também uma versão full-band para "Rain" do Uriah Heep, já que a versão original é só piano e voz. Porém ela também ficou de fora na versão 2012, obviamente por se tratar de um cover da época e por motivos legais.